fevereiro 11, 2011

Moção de Censura - o obviamente óbvio

É óbvia a intenção do BE de ganhar a corrida ao PCP.
Mas também de complicar a vida ao PSD. Que não deve cair na esparradela.
O PSD deverá ter o seu calendário e não se precipitar.
.
A saída de Guterres, no momento em que aconteceu, só serviu ao PS e ao presidente Sampaio. Com essa saída, o PS, à beira do pântano, não caiu nele. Poupou-se a um desaire eleitoral significativo e evitou uma maioria absolutíssima do PSD que, assim, se teve de juntar ao PP no governo. Mais tarde, Sampaio e a imprensa voltaram a colocar o PS no Governo, sem que o PSD e o PP tivessem tempo para fazer qualquer coisa que não enfrentarem um problema criado por outros e assegurarem um estancar da degradação da situação.
.
O mesmo estará a tentar o BE neste momento. Perante a fixação de Sócrates. Sabe que se o PS cai para níveis muito baixos (tornando-se num partido do taxi) quem ganhará será a direita. E assim, perderá toda a esquerda. Convém-lhe que Sócrates cai já, antes de se afogar definitivamente no pântano que criou. 
.
Sabe também o BE que não há lugar a qualquer ideia de esquerda nos (muitos) próximos anos. E que já todos vão percebendo que a situação a que se chegou se deve às políticas de esquerda seguidas após o 25 de Abril. O Estado Social, de dimensão insuportável para o país tratou de sugar todos os recursos produzidos, pediu emprestado e fragilizou a economia. E a esquerda, por ideologia e natureza, apenas sabe pedir e exigir mais do mesmo. Do que levou o País a esta situação
.
O PSD deverá avaliar a moção do BE e se abster. Com base no pressuposto que este não é momento certo. Para o País. Pois será muito melhor para todos (e para o PSD) que Sócrates e o PS "chafurdem" um pouco no pântano que criaram não permitindo que se repita a fuga de Guterres, a tempo de não ter de enfrentar os problemas que criou.
.
Nestas situações é sempre bom - para todos - dar tempo ao tempo para que a batata quente queime - um pouco - quem a cozinhou.
.
O PSD deverá definir os seus "timings". E não ir em cantigas.

Sem comentários: