abril 25, 2011

São necessários consensos?

Consensos? Como?
Não é possível. Ele (e eles) criaram os problemas e fazem parte deles.
Só passamos para as soluções quando ELES não estiverem pelo meio.

Mário Soares, hoje, não resistiu. E como todos AQUELES, lá entrou na trincheira e branqueou algumas verdades.
Por exemplo, lá foi referindo que ELES baixaram o défice para 2,8%...
E que, se não fossem OUTROS, à crise económica não se juntaria uma crise política e, quem sabe, uma crise social.

Como é possível dizer isto?

Quando o ponto de partida, de Sócrates, em 2005 foi "criado" por Constâncio que lá "inventou", nove meses antes do ano acabar, um défice bem por alto (6,84%) permitindo que, nesse ano, Sócrates gastasse como nenhum outro (dos OUTROS) faria. Adiantou despesa que, caída ali, naquele ano, ainda ficou no "saco de culpas" do governo anterior (que o diga Bagão Félix) aligeirando o orçamento no ano seguinte. Juntou-lhe a desorçamentação, que hoje, todos conhecemos (PPPs e Hospitais) e chegou aos 2,8% já corrigidos, mais recentemente, para 3,1%.

Com esse (falso) sucesso, ganhou balanço para tudo o que veio depois. Défice e dívida, até o FMI. Pelo meio, uma crise internacional que nunca teria qualquer impacto em Portugal se Sócrates não a aproveitasse como biombo e justificação para um ano de 2009 em que gastou à tripa forra para assegurar a vitória eleitoral que acabou por obter. A partir daí, com o saco (dívida) cheio, não foi possível inverter a situação. Até hoje...

Durante muitos anos vamos ter que viver com esta herança. E, infelizmente, voltar aos níveis de riqueza que tínhamos em 1974. Como muita gente disse: não foi para isto que se fez o 25 de Abril!!

Primeiro passo: a 5 de Junho, impedir que ELES possam continuar a ter voto na matéria...

Sem comentários: