maio 24, 2011

Teixeira dos Santos diz o que o PS esconde

Teixeira dos Santos, nos EUA, confirma que o Memorando da troika, assinado sem reservas por Sócrates, inclui a redução da Taxa Social Única como compromisso (crítico acrescenta PPC). 

Ao contrário do que pretendem fazer crer, o estudo de que tanto falam os socialistas não é determinante para a decisão de descida (ou não) da TSU, mas sim e apenas para decidir sobre qual a forma de assegurar a sustentabilidade do orçamento da Segurança Social, que fica (ou não) comprometido com essa quebra de receitas. 

Ou seja, o PS vai atacando as várias propostas do PSD (porque lhe dá jeito) tentando iludir sobre a (im)possibilidade de evitar a medida (redução da TSU).

O PSD - e bem - tem apresentado várias propostas. Primeiro, apurando a folga que as próprias medidas do Memorando possam criar no orçamento da Segurança Social. No sistema contributivo e não no sistema não contributivo onde se poderá admitir que os "ganhos" se apliquem à redução do défice do Estado.


Mas, ainda restam cortes e congelamentos das pensões que podem ser exploradas (menos despesas poderão admitir menos receitas) com este fim. Carlos Moedas apresentou e bem, mas foi logo atacado pelos que não têm solução alguma e têm - na mesma pois assinaram o Memorando - que aplicar a medida. 

Depois, ajustes no IVA e, quem sabe, no final (Teixeira dos Santos salientou essa possibilidade) um aumento das taxas dos impostos sobre o consumo ou seja... IVA. 


Nem mais nem menos... O que dirá o PS de Matosinhos sobre isto?

Sem comentários: