janeiro 17, 2013

Google Hangouts em direto

Sendo ainda uma ferramenta ainda pouco pública, esta nova oferta da Google está já disponível. O que é e em que consiste?

Na possibilidade de qualquer um, a partir de um PC ligado à internet poder produzir e disponibilizar ao mundo, em direto, um streaming de vídeo.

Basta uma conta Google + e Youtube. E tudo se processa de forma simples. A partir de um ou de outro serviço, mas exigindo sempre conta nos dois. Por agora, ainda funciona em resolução não HD o que, para muitas situações, será o bastante.

Mas mais interessante, não é o que se consegue fazer, mas o que se adivinha poder fazer no futuro. É um mundo novo.

Basta pensar na imensidão de micro-acontecimentos que poderão ser disponibilizados em vídeo e em tempo real. Por qualquer um. Juntam-se aos poucos acontecimentos de grandes massas (esses já estão cobertos pelos média usuais) alguns milhões de acontecimentos com poucos espectadores. Poucos x Muitos acabam por ter o mesmo impacto que Muitos x Poucos.

Curiosamente, o mercado de webcams deverá ter sido apanhado completamente de surpresa. A verdade é que não existe resposta para um novo tipo de webcams de baixo custo, que será necessário para esta utilização.

Vejamos as suas características:

Formato pistola, com LCD ajustável e capacidade de colocação em tripé.
Zoom óptico 5x a controlar na camera
(com velocidade do zoom alterável, na camera)
Resolução 720p 
(a médio prazo, é de esperar que a Google permitirá esse incremento qualitativo).
Ligação e energia via USB.

A bateria e a capacidade de gravação autónoma em cartão são características menos relevantes para este efeito. A bateria apenas será necessária quando o cabo for dispensável (se o stream for transferido por Bluetooth ou wifi) e/ou se a energia necessária para o LCD o exigir.

Este equipamento sobre tripé deverá assegurar a recolha das imagens com controlo local de zoom. Ligado a um portátil (e à internet) que garante a comunicação necessária.

Já há um pacote (app) de “apoio” à transmissão onde se pode inserir um logo, texto e a hora corrente. Esta aplicação que deverá ser melhorada rapidamente, nomeadamente para a inserção de texto mais flexível (menos intrusivo que o actual  e de um cronómetro (só tem a hora).

O streaming é de resolução não HD, mas tal como tem acontecido com todas as ofertas e serviços do Youtube, deverá evoluir no bom sentido e a curto prazo, para os 720p.

O streaming pode ser colocado em qualquer portal (através da função iframe). E fica registado no Youtube, acessível para visualizações futuras ou recuo até ao início e avanço até ao directo. Fantástico...

A oferta atual serve plenamente para acontecimentos em recinto fechado e deverá servir rapidamente para outras situações.

Uma oferta relevante. Inovadora.
Fica a questão se a PT, através do MEO KANAL poderia introduzir algo semelhante…

Sem comentários: